colunas
 
 

João Paulo II: bem aventurado o Papa dos Jovens

Incluído por pastoral da crisma | outubro 22, 2012

 
Celebramos hoje, 22 de outubro, a memória litúrgica de João Paulo II, Papa que foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Bento XVI. A data assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.

Ao longo de sua vida, ele foi ator, operário, professor e atleta e foi beatificado no dia 1° de maio de 2011. A beatificação é o penúltimo passo para que seja reconhecida a santidade desse homem que sempre foi um grande amigo dos jovens e que se tornou mais conhecido como Papa João Paulo II.

Quando professor universitário, Karol Wojtyla – nome de batismo de João Paulo II –  gostava de dar aulas e praticar esportes com seus alunos. Ele aprendeu assim a entender os problemas dos jovens, suas inquietações, dúvidas e interrogações, seu desejo de mudança.

Essa proximidade permaneceu nos tempos de pontificado. O Papa escreveu cartas aos jovens, encontrou-se com eles diversas vezes e instituiu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento juvenil do planeta.

Em seu pontificado, João Paulo II dedicou atenção mais do que especial aos jovens. No primeiro Angelus depois de sua eleição, disse aos jovens: “Vós sois o futuro do mundo, a esperança da Igreja. Vós sois a minha esperança”. Em 2001, convocou-os a serem as “sentinelas da manhã” (Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte) que trazem a esperança de um novo dia, e encorajou-os a serem construtores de um mundo de paz e partilha, com o intuito de construir a civilização do amor.

O primeiro grande encontro do Papa João Paulo II com os jovens aconteceu em 1980, em Paris. Foram três horas de conversa, com perguntas diretas e respostas francas. “Naquele dia o Papa descobriu que os jovens estavam prontos para compartilhar com ele o caminho na direção de Cristo”, conta o cardeal Stanislaw Dziwisz, que durante quase 40 anos foi secretário particular de Karol Wojtyla, no livro “Uma vida com Karol”.

Segundo o cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília e amigo pessoal de João Paulo II, o segredo para uma amizade tão profunda com os jovens estava na simplicidade de sua mensagem, na sinceridade de suas afirmações. “João Paulo II acreditava nos jovens, confiava neles, amava-os. Alegrava-se com sua presença. Dizia que aprendia sempre alguma coisa dos jovens e que se deixava conduzir por eles”. O próprio Papa Bento XVI afirmou em Colônia (alemanha) em 2005, na primeira JMJ sem João Paulo II, que seu antecessor “soube compreender o desafio que se apresenta aos jovens de hoje e, confirmando sua confiança neles, não hesitou em estimulá-los para serem corajosos anunciadores do Evangelho”.

Enfim, a crença nos jovens foi algo constante no pontificado de “João de Deus”. Ele soube reconhecer a força dinâmica dos jovens no anúncio do Evangelho e da causa de Cristo. Já com 74 anos, o papa disse, em 1994: “os jovens sempre me rejuvenesceram”.

Quando morreu, em abril de 2005, milhares de jovens foram a Roma retribuir as visitas que o Karol lhes fizera mundo afora e os conselhos que foram dados a cada tempo. Noite e dia, eles fizeram vigília na Praça de São Pedro, rezando por ele. O jornalista Gianfranco Svidercoschi, que colaborou com João Paulo II em um de seus livros, explica porque Karol os atraía: “Pela credibilidade com que sabia testemunhar aquilo em que acreditava. E porque transmitia um sentido de paternidade espiritual, e ao mesmo tempo, afetiva”. Mas talvez ainda porque eles já sabiam o que a Igreja está prestes a reconhecer: aquele homem era santo.

 

Fonte: Jovens Conectados

Compartilhe nas redes sociais:
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • PDF
  • Twitter
  • Yahoo! Bookmarks
 

Incluído na Coluna: Jornada Mundial da Juventude, Jovem na Igreja, Sede Santos | Sem comentários »

 

Comentarios

 
 
 
 
 
PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - JACAREÍ - SP - BLOG JOVEM 2010 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Website by Abstrato | Este web site é melhor visualizado em 1280x1024px
Utilize os navegadores: IE 8.0, Mozilla 3.5 ou Google Chrome 3.0 - Pode Haver erros em navegadores anteriores.