colunas
Quem somos
Histórico
Pastorais e movimentos
Definição
Histórico
Estudo da Semana
Escola de Liderança
Células
Comunidade Mãe
Nossa Senhora Aparecida
São Sebastião
Sagrada Família
Nossa Senhora das Dores
Casa das Irmãs Mensageiras
Centro Catequético
Paulo VI
Creche Cantinho da Providência
Farmácia Comunitária
Cruzada de Assistência de Jacareí
Colégio Maria Imaculada
Atendimento
Sacramentos
Dízimo
Marcações de Missas
Missas
Confissões
Avisos da Semana
Fotos
Blog Jovem
Multimídia
Evangelho do dia
Santo do dia
Links
 
 
 

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA



Capela Nossa Senhora Aparecida
Rua Capitão João José de Macedo, 30, Jardim Liberdade

Comunidade Nossa Sra. Aparecida – Missa: 1ª Sexta-feira do mês – 19h30
Coord.: Eva Angela de Oliveira Molizane

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
A capela Nossa Senhora Aparecida completou 46 anos de construção em 15 de agosto deste ano. Idealizada pela Madre Maria Conceição de Jesus Agonizante, foi criada para educar na catequese os filhos dos leprosos do educandário D. Margarida Galvão.
A caminhada pela edificação da capela foi cheia de dificuldades, mas o poder da Rainha brilhou. A muito custo, foi doado um terreno às margens do rio Paraíba. Terreno péssimo, local baixíssimo, contudo esse foi o local escolhido por Nossa Senhora. Aí certamente deveria ser o seu trono de glória, pois foi o local onde Ela foi lançada dois séculos atrás.
Passada esta primeira provação, a construção foi iniciada, porém mais empecilhos viriam a aparecer. Chuvas contínuas pararam as obras ainda no alicerce e inundaram o terreno. Mas Nossa Senhora sempre há de vencer! As obras continuaram até que em 15 de agosto de 1959 foi marcada a festa de inauguração. Enfim a imagem de Nossa Senhora iria tomar conta de seu trono às margens do seu rio Paraíba.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Comunidade Nossa Senhora Aparecida às margens do Rio Paraíba no bairro do Jardim Liberdade.
Uma comunidade pequena, sem pastorais pois, é muito perto da Matriz Imaculada Conceição.
No ano de 1987, sendo Pároco Pe. Jonas Traversim, designou o Diac. Benedito das Chagas e Silva para que as 3° feiras às 19:30h fizesse a celebração da palavra, que agora também conta com a participação do Diac. Benedito Petronilho.
Temos um grupo de CEB’S que se reune às 2° feiras na residência dos componentes do mesmo com a coorde¬nação de Candida Maria de Jesus (Candinha)
Atuam na comunidade dois Ministros da Eucaristia:
Adayr Cavalheiro (Deco) e Doralice Cavalheiro (Dora). Na primeira sexta-feira do mês temos a Celebração da Santa Missa às 19:30h celebrada pelo Pe. Vieira seguida da Benção e procissão do Santíssimo.
A festa de Nossa Senhora é realizada no mês de outubro sendo que, de 3 a 11 é realizada a novena e no dia 12 procissão e Missa solene. No quarto sábado de cada mês é celebrada a Missa da Saúde às 16:00h.
É impossível falar da Capela Nossa Senhora Aparecida sem voltar ao tempo lá no ano 1951 quando visitando em Jacareí o Educandário Margarida Galvão, que abrigava crianças filhos de hansenianos, Irmã Maria Conceição de Jesus Agonizante, missionária de Jesus Crucificado sentiu a necessidade de construir uma capela onde as crianças receberiam ensino religioso. Irmã Maria Conceição juntamente com Dona Geraldina de Oliveira saíram à luta pela construção da Capela que recebeu o nome de Capela Nossa Senhora Aparecida do Educandário. Não vamos citar nomes, mas agradecemos a todos que ajudaram e ajudam para que a comunidade cresça.
Fiquem com as nossas orações.