colunas
Quem somos
Histórico
Pastorais e movimentos
Definição
Histórico
Estudo da Semana
Escola de Liderança
Células
Comunidade Mãe
Nossa Senhora Aparecida
São Sebastião
Sagrada Família
Nossa Senhora das Dores
Casa das Irmãs Mensageiras
Centro Catequético
Paulo VI
Creche Cantinho da Providência
Farmácia Comunitária
Cruzada de Assistência de Jacareí
Colégio Maria Imaculada
Atendimento
Sacramentos
Dízimo
Marcações de Missas
Missas
Confissões
Avisos da Semana
Fotos
Blog Jovem
Multimídia
Evangelho do dia
Santo do dia
Links
 
 
 

CRUZADA DE ASSISTÊNCIA DE JACAREÍ



Presidente.: Izabel Cristina Duarte de Oliveira

Endereço: rua Antônio Afonso, 192, Centro
Tel.: 3951-2799

Cruzada de Assistência de Jacareí

Em 1º de Maio de 1957, padre Sebastião Faria assumiu a Paróquia Imaculada Conceição, em Jacareí como novo pároco. Nessa época, todas as noites havia a reza na Igreja Matriz na qual os fiéis se reuniam para rezar o terço, a ladainha de Nossa Senhora e acompanhar a bênção do Santíssimo Sacramento. Após as orações, padre Sebastião, na companhia de padre Benedito Rodrigues Cunha, saiam em visita às famílias que integravam a paróquia.
Aos poucos o novo pároco foi conhecendo a realidade dos moradores daquela região. Bastante comunicativo, padre Sebastião fez logo muitas e boas amizades, mas também ficou impressionado com o número de moradores de rua que haviam pela cidade. Essa constatação despertou nele a vontade de prestar assistência material e espiritual aquelas pessoas que viviam em situação de pobreza e que muitas vezes não possuíam o mínimo para a subsistência.
O amor fraterno falou alto no coração daquele padre, que reuniu um grupo de pessoas para despertá-las sobre a realidade da vida dos empobrecidos e convidá-las a viverem a fraternidade cristã para com os necessitados. A idéia agradou muito aquele grupo e todos resolveram unir-se num mesmo ideal. Decidiram então criar uma obra social para amparar e socorrer espiritualmente e materialmente os mais necessitados. Então, no dia 08 de Dezembro de 1957, dia da festa em honra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da paróquia e da cidade de Jacareí, era fundada a Cruzada de Assistência de Jacareí (CAJ)
Quando se fala na obra social Cruzada de Assistência de Jacareí, não se pode deixar de lembrar de Monsenhor Sebastião Faria, pároco por muitos anos da Paróquia Imaculada Conceição.
Foi ao se sensibilizar com as necessidades dos que o procuravam que surgiu em 08 de outubro de 1957 esta importante obra em nossa cidade.
O dispensário Nossa Senhora das Graças foi o primeiro a servir a população carente através da distribuição mensal e temporária de alimentos ás famílias.
Logo depois para atender também as necessidades de vestuário surge o “Roupeiro Santa Rita de Cássia”, com a distribuição de roupas, sapatos, cobertores e peças de mobiliário e utensílios recebidos em doação.
No projeto “Colméia” as gestantes recebem orientações, informações básicas de saúde e higiene para uma melhor qualidade de vida para elas e seus bebês. E ao darem a luz recebem um enxoval.
O consultório Odontológico desde dezembro de 2001 atende gratuitamente as crianças da Creche Cantinho da Providencia.
Mais do que uma obra de caridade a cruzada também quer a promoção e valorização das pessoas. E ela faz isto através de cursos de crochê, culinária, corte e costura, tricô, bordado; para que as domésticas tenham melhores condições de trabalho e aumentem sua renda familiar. Hoje a Escola Santa Zita também é aberta a qualquer pessoa. E ao final de cada ano é realizado o Bazar beneficente com a venda dos trabalhos doados pelas alunas e voluntárias do CAJ
É graças ao empenho da diretoria e dos mais de 100 voluntários que a CAJ pode realizar este belo e importante trabalho.
Você também pode ser um colaborador desta obra.