colunas
Quem somos
Histórico
Pastorais e movimentos
Definição
Histórico
Estudo da Semana
Escola de Liderança
Células
Comunidade Mãe
Nossa Senhora Aparecida
São Sebastião
Sagrada Família
Nossa Senhora das Dores
Casa das Irmãs Mensageiras
Centro Catequético
Paulo VI
Creche Cantinho da Providência
Farmácia Comunitária
Cruzada de Assistência de Jacareí
Colégio Maria Imaculada
Atendimento
Sacramentos
Dízimo
Marcações de Missas
Missas
Confissões
Avisos da Semana
Fotos
Blog Jovem
Multimídia
Evangelho do dia
Santo do dia
Links
 
 
 

CRECHE CANTINHO DA PROVIDÊNCIA



Presidente: José Galvão Simões

Endereço: Rua Ramira Cabral, 226, Centro
Tel.: 3951-4686

Histórico da Associação Auxilio Fraterno Cristão Cônego José Bento-Creche “Cantinho da Providência”
Foi fundada em 12 de Junho de 1960, pelo Monsenhor Sebastião Faria, com a benção de D. Gabriel Bueno de Couto, então Bispo auxiliar de Taubaté. Logo foram acolhidas as primeiras crianças sob os cuidados e o carinho das “Irmãs Mensageiras do Amor Divino”.
A creche “Cantinho da Providência” foi um departamento da Cruzada de Assistência de Jacareí, ate o dia 28 de Outubro de 1976, quando então passou a se chamar Associação Auxílio Fraterno Cristão “Cônego José Bento”.
A associação Auxilio fraterno “Cônego José Bento”- creche “cantinho da providencia”, com sede à rua Ramira Cabral nº.226 centro, atende hoje à 110 crianças carentes do município de Jacareí, em regime de tempo integral, onde são assistidas na parte de saúde, alimentação, higiene, pedagógica, recreativa e cultural.
As 110 crianças assistidas são carentes de ambos os sexos na faixa etária de 03 meses a 6 anos e 11 meses, em regime de período integral, procedentes de famílias de baixa renda, cujas mães necessitavam trabalhar fora do lar, zelando, durante o afastamento dos pais, pelos cuidados básicos de saúde (física e mental) e educação a partir de 3 meses de idade, prestando-lhe assistência integral, a qualquer momento do dia, cuidando da sua segurança física e emocional, com a inclusão de todos os cuidados relativos a segurança, higiene, alimentação,afeto e educação.
Segundo IBGE do ano 2000, temos o indicador de 53,5% das crianças brasileiras vivem em situação de pobreza, em famílias cuja renda mensal não ultrapassa 01 (um) salário mínimo, os provedores destas crianças muitas vezes são protagonistas de um processo de precariedade das condições de vida e de viver, por causa da presença crescente do desemprego, da informalidade, da violência, e da fragilização dos vínculos sociais e familiares. As famílias geralmente são numerosas, com recursos que muito mal, garantem o mínimo necessário para o desenvolvimento destas crianças. Como conseqüência desta realidade social é comum à subnutrição, mortalidade infantil e outros fatores sociais. Sendo assim, o Cantinho da Providência tem como prioridade acolher e promover atividades para proteger estas crianças, em um ambiente onde ela possa se desenvolver integralmente, auxiliando a família no desempenho do seu papel na criação, educação e principalmente liberando a mão-de-obra feminina para melhoria das condições socioeconômicas da família.
O Cantinho da Providência prioriza a Lei Federal 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente no seu ARTIGO 7º: “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
Atender as famílias, detectar as suas vulnerabilidades sociais e ajudá-las apontando através de orientações, os recursos disponíveis com que contamos para enfrentar tais situações, com menor dano pessoal e social possível.
Para desenvolver o trabalho proposto, ou seja, o bem estar da criança nas áreas da educação, lazer e recreação, a entidade utiliza-se de recursos provenientes da Igreja Matriz Imaculada Conceição a qual pertence, convênios firmados com a Prefeitura Municipal, Verba Federal repassada através do Conselho Municipal de Assistência Social, doações da comunidade em geral, realização de eventos, tais como: bazar da pechincha semanal; bingos; jantares e outros eventos quando possível.

Uma perene celebração de amor – Cantinho da Providência – 50 anos

Como disse o Padre Pedro: “A história do Cantinho da Providência é constituída por diversas mãos, jamais uma mão solitária, mas mãos generosas, mãos sempre abertas, em constante movimento de dar, de gerar e de servir… mãos delicadas, femininas… mãos grandes e calejadas… mãos de mestres, de amigos, de pais, de mães, de irmãos e de irmãs, mãos indispensáveis… mãos benditas e sagradas emprestadas por Cristo Servidor para sustentar esta obra.”
Obra gerada do Coração do Monsenhor Sebastião Faria que decidiu tornar realidade o desejo do Cônego José Bento, de acolher crianças de nossa cidade, que não tinham com quem ficar,enquanto seus pais saiam para o trabalho diário.
Sob o apoio da Igreja foi fundada no dia 12 de junho de 1960 a Creche “Cantinho da Providência” amparada pela Cruzada de Assistência de Jacareí e pelas Irmãs de Caridade da Igreja Católica Apostólica Romana, no mesmo local onde até hoje funciona: na Rua Ramira Cabral nº 226, Centro.
O povo jacareiense sempre foi muito receptivo com o “Cantinho”. Até hoje, vemos o carinho e respeito com que a Entidade é tratada. A solidariedade sempre marca a vida da Creche.
Ela torna acessível a seus 110 assistidos num período das 7 às 17 horas, elementos da cultura e diversão que enriquecem o desenvolvimento e inserção social de cada criança. São vivências que lhes agregam valores, crenças e conhecimentos.
Registre-se que existe uma preocupação especial com a instituição família, desenvolvendo palestras com temas variados, procurando orientar os pais sobre a educação adequada a seus filhos. Os profissionais que nela trabalham além do trabalho específico, dedicam-se com muito carinho e amor a cada um dos pequenos.
A Entidade se mantém através de um convênio com a Prefeitura de Jacareí, com parte do dizimo da Igreja Matriz e com a renda de um Bazar permanente que é realizado graças às doações de roupas, calçados, livros, revistas, moveis, utensílios domésticos, etc., recebidas da comunidade, indústrias, escolas e faculdades.
Cada uma das Diretorias que passou pela Associação Auxílio Fraterno Cristão “Cônego José Bento” – Creche “Cantinho da Providência” teve como meta o melhor atendimento às crianças que por ali passaram.
Agora, na comemoração de seus 50 anos, a atual Diretoria mais do que nunca procura continuar com um trabalho exemplar, visando sempre atender de maneira ímpar as crianças da Entidade, juntamente com Pe. Pedro, atual diretor espiritual da Creche.
Hoje, tem como metas a construção (já iniciada) de um espaço para abrigar o Bazar, fonte contínua de renda para a Creche e que, atualmente funciona, precariamente no estacionamento e também a reforma de 2 banheiros para as crianças e a adequação para mais duas salas. Para isso espera poder continuar contando com a inestimável ajuda de todos.